MAIA INTERNATIONAL FILM FESTIVAL 2ª EDIÇÃO EM PORTUGAL

Bem-vindos à segunda edição do Maia International Film Festival! Este ano, o festival promete uma programação ainda mais envolvente, reunindo talentos emergentes do panorama cinematográfico internacional. Convidados especiais, incluindo realizadores e atores, marcarão presença para partilhar as suas experiências e inspirar novas gerações de cineastas. Prepare-se para dias inesquecíveis de cinema na vibrante cidade da Maia!

O festival

O Maia International Film Festival celebra a diversidade e a criatividade do cinema mundial. A sua segunda edição apresenta uma seleção cuidadosamente curada de longas-metragens, promovendo o diálogo entre cineastas e público. Entre os convidados, destacam-se realizadores premiados como Margarida Cardoso (PT) e Algimantas Puipa (LT), especialistas da indústria que trarão novas perspetivas sobre a arte de fazer cinema. Um evento imperdível para todos os apaixonados pela sétima arte!

A direcção do festival

Gustavo dos Santos

Nascido no Porto, Portugal em 1986.

Licenciatura em Som e Imagem por Universidade Católica Portuguesa
 
Mestrado em Realização para TV e Cinema por Escola Superior de Artes do Porto

Realizou e produziu 4 curtas metragens, selecionadas para vários festivais internacionais. O documentário “Zulmiro de Carvalho” esteve na Bienal de Cerveira em 2011. A ficção “Percepção Delicada de um Raio de Luz” obteve menção honrosa no Figueira Film Art Festival em 2015. O documentário “Magister” obteve menção honrosa no Indian World Film Festival 2019 e Porto7 international fim Festival 2019. A ficção “Capates” obteve menção Honrosa no Concurso de curtas-metragens de Fânzeres e São Pedro da Cova 2021 e Melhor Filme no Festival de Cinema Acessível, em Bragança 2022.

Ensinou Cinema na disciplina “Narrativas Multimédia” no Instituto Português de Fotografia desde 2017 a 2024.

Inaugurou em Évora a sua primeira exposição coletiva de Vídeo Arte com a Peça “Mundo-cópia” em 2020.

Encontra-se em Pós-produção de um documentário S/T sobre o artista multidisciplinar Flávio Rodrigues.

É Director Geral do Maia International Film Festival desde 2023.    

Filipa Gomes

Produtora por paixão, gestora por vocação e um bocadinho malabarista por necessidade (porque segurar três chamadas, dois orçamentos e um ego frágil ao mesmo tempo é talento).

Desde que se meteu no mundo do cinema e audiovisual (já lá vão uns bons anos!), nunca mais parou. Aprende rápido, resolve problemas mais depressa ainda, e tem uma habilidade quase mística de antecipar o que vai correr mal… e já estar a resolvê- lo antes de alguém perceber. É a mistura rara de organização alemã com improviso português.

Não é só mais uma pessoa de produção — é uma criadora de ordem no caos, com um lado artístico que não dorme: escreve romances, peças de teatro, faz fotografia, vídeo arte, pinta, e se for preciso ainda sobe ao palco. E sim, tudo isto sem esquecer onde estão as chaves da carrinha de transporte.

Atualmente, é Diretora de Produção do Maia Internacional Film Festival, onde junta o melhor dos dois mundos: produção meticulosa com visão artística. Um festival que não é só sobre filmes — é sobre criar experiências com alma. A Filipa faz com que tudo aconteça nos bastidores, com o charme de quem já viu de tudo e ainda assim acredita que cada projeto pode ser mágico.

Se há confusão, ela organiza. Se há ideias, ela concretiza. Se há silêncio… provavelmente está a planear o próximo festival. 

Júlio Filipe Cardoso

Doutorando em Estudos Culturais na Universidade do Minho e de Aveiro, Mestre em Cinema pela Escola Superior Artística do Porto, com formação em iluminação cénica em Portugal e Inglaterra, tem trabalhado com diversos criadores de teatro, com particular destaque para Carlos Avilez, João Mota, António Feio, Júlio Cardoso, Gabriel Villela, Julio Castronuovo, Bruno Schiappa, Roberto Merino, Alberto Bokos e Ulysses Cruz. 

É colaborador regular da Escola Superior Artística do Porto, trabalha regularmente na equipa técnica do Teatro Municipal Constantino Nery, faz parte da direcção do Fitei – Festival Internacional de Expressão Ibérica, é director da Seiva Trupe e director da D.A.S – Desenvolvimento Artes Associação, faz parte da direção do Maia International Film Festival. 

Maia International Film Festival © Copyright 2025

Criado por Dotgraf